Anunciado oficialmente em maio, o Fujitsu Arrows NX F-04G é um smartphone que surpreende por vários motivos. Além de possuir um hardware potente e capaz de enquadrá-lo na categoria de top de linha, o aparelho conta com uma característica exclusiva até o momento: um leitor de íris, componente que consegue realizar a autenticação biométrica do usuário.
De acordo com o site PhoneArena, o Arrows NX F-04G da Fujitsu esteve disponível para teste durante a Mobile World Congress 2015. Lá, o smartphone foi avaliado e sua capacidade de ler a íris dos presentes foi testada. O resultado? Surpreendente, mostrando que esse formato de autenticação pode realmente vingar em um futuro não tão distante.
Fujitsu Arrows NX F-04G.
Especificações técnicas do Fujitsu Arrows NX F-04G
- Sistema operacional: Android 5.0 (Lollipop)
- Tela: IPS de 5,2 polegadas (com proteção Gorilla Glass 3)
- Resolução: 2560×1440 pixels (QHD)
- Chipset: Qualcomm Snapdragon 810
- CPU: quad-core de 2,0 GHz (Cortex-A57) + quad-core de 1,5 GHz (Cortex-A53)
- GPU: Adreno 430
- Memória RAM: 3 GB
- Armazenamento interno: 32 GB
- Armazenamento externo: suporte a cartão micro SD
- Câmera traseira: 21 MP
- Câmera frontal: 2 MP
- Bateria: 3.120 mAh
- Conectividade: 4G LTE, Bluetooth 4.1, WiFi a/b/g/n/ac, porta micro USB 2.0 e NFC
- Extra: tecnologia de autenticação por leitura de íris e certificação IP68
- Dimensões: 146 mm (altura) x 70 mm (largura)
- Espessura: 8,9 mm
- Peso: 155 gramas
Fujitsu Arrows NX F-04G.
Além dos olhos
A tecnologia que permite a leitura de íris no Fujitsu Arrows NX F-04G, além de atuar na autenticação dos usuários, pode servir como uma barreira de proteção em compras de lojas virtuais, como a Google Play e pagamentos através de serviços móvel. De acordo com a apresentação oficial do smartphone, seu funcionamento é simples e evita a necessidade de gravarmos as inúmeras senhas alfanuméricas que temos que memorizar
Como acontece com vários produtos lançados no oriente, é pouco provável que esse aparelho da Fujitsu dê as caras por aqui. Entretanto, esse é o indício de que a tecnologia está avançado e pode ser que não demora para que fabricantes com forte atuação no mercado ocidental disponibilizem os primeiros smartphones com leitor de íris.